Wagner participa de agenda ambiental em Nova York
Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado
O senador Jaques Wagner (PT-BA) participa na próxima semana, em Nova York, de debate com especialistas sobre mudanças climáticas. Na pauta, está o Green New Deal, que tem como principal objetivo ações sustentáveis para combater as alterações climáticas. A atuação no Senado Federal brasileiro sobre o tema será apresentada por Wagner, que é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e presidente da Subcomissão do Grande Impulso para a Sustentabilidade.
“Estamos acompanhando sucessivas tragédias naturais, no Brasil e no mundo, decorrentes das mudanças climáticas. Essa pauta precisa ser prioridade da nossa agenda, da agenda progressista. Em 2019, criamos a Subcomissão do Grande Impulso para a Sustentabilidade em busca de uma economia verde para o País e apresentei uma Proposta de Emenda à Constituição, visando estabelecer uma meta de ações públicas que priorize investimentos verdes”, ressaltou.
O primeiro encontro será na Universidade de Columbia. Jaques Wagner debaterá com Jonathan Elkind, pesquisador do Centro de Política Global de Energia da instituição e ex-integrante da Coordenação de Políticas Energéticas do governo de Barack Obama, a importância da adoção de iniciativas sustentáveis. Na The New School, o senador participará do Seminário Um Novo Acordo Verde para a América Latina: Desafios para o Brasil. Ao lado de estudiosos renomados do setor, como Daniel Cohen, que ajudou a formular o Green News Deal dos EUA, o parlamentar discutirá formas de reorganizar movimentos progressistas em direção a um desenvolvimento igual e sustentável.
Também na agenda está uma reunião, no Council of the Americas, com empresários que investem na América Latina e no Canadá, para debater as atividades e pautas do Senado e os rumos do Brasil.
“Vamos apresentar o trabalho que estamos fazendo, focado, principalmente, nas sustentabilidades social, ambiental e econômica, e aproveitar para conhecer outros projetos e ouvir propostas de especialistas do setor. Sem dúvidas, esses encontros nos ajudarão no nosso principal objetivo que é formular políticas públicas e reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social, além de buscar alavancar os investimentos nacionais e estrangeiros a fim de gerar emprego e renda, reduzir a desigualdade e falhas estruturais e promover a sustentabilidade”, concluiu o senador da Bahia.