Senador Jaques Wagner

 
Blog
30 de julho de 2025 as 1:46 pm

Wagner destaca caráter pluripartidário da comitiva que foi aos EUA “defender a economia brasileira com diálogo e equilíbrio”


Foto: Assessoria da Comissão Temporária Brasil-EUA

Durante entrevista coletiva na embaixada brasileira, em Washington D.C., o senador Jaques Wagner (PT-BA) fez uma avaliação positiva ao dizer que o grupo de parlamentares foi “tratar de temas comerciais” e que a prioridade de “defender a economia, com diálogo e equilíbrio” foi cumprida. “A diplomacia brasileira é multilateral, não se alinha a campo A, B, C ou D, e sempre atua em favor da paz”, completou.

Wagner ainda destacou o caráter “pluripartidário” da comitiva de parlamentares que viajou ao país para tratar do tarifaço imposto ao Brasil: “eu quero insistir no valor dessa comissão, que é pluripartidária, com gente de oposição e gente do governo. Nós estamos aqui defendendo a economia. O resto das pendências tem o seu locus próprio de negociação, que será com o governo brasileiro”, disse o líder do Governo no Senado Federal na coletiva que marcou o fim da missão oficial nos EUA.

Nas reuniões realizadas, a comitiva formada pelos parlamentares brasileiros “pediu prazo para todos os setores produtivos, sem distinção. Misturar comércio com política externa é impróprio, e a importância dessa separação foi reconhecida também por senadores dos Estados Unidos, inclusive”, ressaltou Wagner durante a coletiva.

O líder do governo Lula no Senador ponderou ainda que “outras questões levantadas, como Brics, podem ser debatidas num encontro bilateral. Sobre as decisões do Judiciário, lembro que em nosso país os poderes são independentes. Podemos conversar, mas não mandamos no STF”, disse Wagner.

Sobre um eventual encontro presencial entre os presidentes do Brasil e dos EUA, Wagner foi direto: “a possibilidade está aberta. Eu não tenho nenhum problema de dizer isso em nome do presidente Lula. É só organizar”, afirmou o Líder do governo.

Compartilhe
Deixe seu comentário