Senador Jaques Wagner

 
Blog
12 de maio de 2020 as 10:48 am

Wagner critica governo federal e pede investigação sobre auxílio emergencial pago a militares


Foto: Alessandro Dantas / PT no Senado

Em entrevista à TVE Bahia, nesta terça-feira (12), o senador Jaques Wagner (PT-BA) criticou as medidas adotadas pelo governo federal diante da pandemia da covid-19, como o estímulo ao fim do isolamento. O parlamentar também cobrou explicações do Estado sobre militares terem recebido, de forma indevida, o auxílio emergencial de R$ 600. Como lembrou, o benefício foi aprovado para ajudar aqueles que não estão podendo trabalhar nesse momento.

“Recebi com perplexidade essa notícia. Ninguém recebe o auxílio sem pedir. Ou seja, se receberam é porque solicitaram, ilegalmente. Cabe uma investigação rápida e séria. E, havendo culpados, que sejam punidos”, afirmou. “Esse auxílio foi aprovado para quem realmente está sendo prejudicado com a crise econômica que assola o país nesse momento, o que não é o caso dos militares”, acrescentou.

O senador também considerou inaceitáveis as filas em agências da Caixa para recebimento do auxílio. “Entrei com uma representação para obrigar o governo a não deixar o pagamento exclusivamente na Caixa. Assim, reduziríamos as filas que é um ponto absurdo e inaceitável”, ressaltou, ao lembrar da importância do distanciamento nesse período.

Wagner se mostrou solidário com a angústia das pessoas que trabalham com restaurantes e bares, com os taxistas, camelôs e profissionais autônomos, que tiveram seus rendimentos reduzidos, mas ressaltou que instigar o fim do isolamento é colocar esse grupo “no corredor da morte”. “E foi para ajudar esses trabalhadores, nessa situação, que aprovamos o auxílio. Não vejo qualquer razoabilidade em discutir planejamento de flexibilização do isolamento social antes que as curvas de contaminação e de óbitos comecem a cair. Ninguém está achando bom ter que ficar no isolamento social, mas é a medida que temos, neste momento, para evitar uma tragédia maior”, defendeu.

Questionado sobre quais outras medidas poderiam ser adotadas, falou sobre a ampliação da capacidade de atendimento para pacientes com coronavírus. “Em uma crise não é possível fazer escolhas. Então, é óbvio que a rede privada de hospitais precisa se planejar também para ampliar sua capacidade durante a pandemia. Inclusive, temos no Senado um projeto de lei nesse sentido. Na Bahia, o governador Rui Costa está ampliando essa capacidade com novos centros de atendimento”, lembrou.

Com o exemplo positivo do que vem fazendo o Governo da Bahia, Jaques Wagner criticou a posição de alguns líderes nesse momento. “O presidente está brincando com o sentimento e a vida das pessoas. Não devemos acelerar sem conhecer o caminho. Se ainda não temos vacina e remédios, precisamos ficar em casa. E um líder responsável é aquele que cuida dos seus e une a nação. E não aquele que a cada semana arruma algum motivo para animar a sua torcida organizada”, completou.

Compartilhe
Deixe seu comentário