Senador Jaques Wagner

 
Blog
4 de dezembro de 2019 as 10:42 am

Wagner comenta caso de jovens brigadistas acusados de participação em incêndios florestais


Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

Durante a reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal desta quarta-feira (04), o senador Jaques Wagner (PT-BA) se solidarizou com os jovens brigadistas que foram acusados de participação em incêndios florestais na região de Alter do Chão (PA). O senador destacou que o grupo foi levianamente acusado e a prisão injusta.

“Todos saíram da prisão de cabeça raspada. Quem vai pagar por isso após a conclusão de que a prisão foi uma coisa leviana?”, questionou.

Daniel Gutierrez Govino, João Victor Pereira Romano, Gustavo de Almeida Fernandes e Marcelo Aron Cwerner foram presos no âmbito da operação Fogo do Sairé, da Polícia Civil do Pará. Porém, a justiça determinou a soltura após o Ministério Público Federal (MPF) em Santarém (PA) afirmar que as investigações federais não trazem elementos que apontem a possibilidade de participação dos brigadistas ou de Organizações não Governamentais nas queimadas.

Assassinatos

Durante a reunião, outro sensível tema foi levantado pelo senador Fabiano Contarato (REDE-ES). Ele listou todos os assassinatos que aconteceram no meio rural esse ano pelo País e recebeu apoio dos senadores presentes. Wagner se comprometeu a entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia para obter informações em relação ao assassinato de José Izídio Dias, de 89 anos, líder da comunidade do Quilombo Rio dos Macacos, localizada na região metropolitana de Salvador.

“Não temos como nos abster diante desses tristes fatos, principalmente com esse governo atual que só faz estimular a agressividade e a violência entre os seres humanos”, lamentou o senador.

Compartilhe
Deixe seu comentário