Senador Jaques Wagner

 
Blog
9 de março de 2021 as 10:47 am

Wagner cobra informações de ida de Eduardo Bolsonaro aos EUA


O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou requerimento para que o Ministério das Relações Exteriores envie informações ao Senado acerca da viagem de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) aos Estados Unidos, ocorrida no início de janeiro deste ano. A solicitação acontece após denúncia de que o deputado federal teria participado de reunião com familiares e assessores de Trump, em Washington, para discutir ações de resistência à posse do presidente eleito, Joe Biden. Tal estratégia teria desembocado na invasão do Capitólio, caracterizada, por muitos, como um ato de terrorismo e sedição.

“Trata-se de denúncia gravíssima, que, se comprovada, demonstraria a participação do governo brasileiro, ainda que indiretamente, numa conspiração que resultou em atos ilegais e violentos contra a democracia norte-americana. Atos que chocaram não só os Estados Unidos, mas todo o mundo”, ressaltou. “Salientamos que, caso comprovada, essa participação do governo brasileiro nessa conspiração antidemocrática tem o potencial de prejudicar profundamente as estratégicas relações bilaterais com os americanos e a imagem, já muito abalada, do Brasil no exterior”, completou.

Para Wagner, Ernesto Araújo precisa responder se houve apoio da Embaixada do Brasil para essa viagem, se o convite foi encaminhado por canais oficiais, se o órgão sabia da reunião realizada com os filhos e assessores de Trump, se tal agenda fazia parte da agenda oficial da viagem e se foi produzido algum relatório sobre o encontro. “Essas informações solicitadas visam lançar luzes sobre essa obscura e ilegal conspiração contra a democracia, de forma a contribuir com a justiça dos EUA e determinar qual a possível participação do governo brasileiro no triste e vergonhoso episódio. Não podemos permitir que persistam quaisquer dúvidas sobre o assunto”, justificou o senador.

Compartilhe
Deixe seu comentário