Wagner Senador

 
Blog
31 de outubro de 2020 as 2:23 pm

Wagner cobra do governo esclarecimentos sobre Operação Carro-Pipa


Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou requerimento no Senado solicitando que o Ministério do Desenvolvimento Regional esclareça como vem sendo conduzida a Operação Carro-Pipa. O órgão deverá informar a execução orçamentária do novo programa, se houve redução no abastecimento de água potável no Norte e no Nordeste do país e se a metodologia de pagamento para os trabalhadores do setor sofreu alguma alteração.

“O Ministério adotou, recentemente, novas medidas para essa importante política pública, comprometendo o fornecimento da água pelos caminhões e prejudicando o atendimento a milhares de sertanejos”, destacou. “O órgão precisa explicar essa mudança que afeta algo tão importante à sobrevivência no semiárido. Quais são os ganhos sociais, humanitários e econômicos almejados com o atual programa?”, questionou.

Em seu requerimento, Wagner afirmou que relatos mostram que a falta de planejamento do governo tem levado, inclusive, à suspensão da distribuição de água potável pelos carros-pipa, especialmente na Bahia. “Isso é muito grave. Muitos brasileiros dependem quase que exclusivamente desse meio para prover sua subsistência. A seca no Nordeste causa grandes impactos negativos na vida da população. Medidas emergencias, como o fornecimento de água, são essenciais para aliviar os efeitos do clima”, completou.

Atualmente, segundo o próprio Ministério do Desenvolvimento Regional, mais de 850 municípios do Nordeste são atendidos pela Operação Carro-pipa. São usados, aproximadamente, 7.000 caminhões que abastecem quase 80 mil pontos e cisternas coletivas. “Não podemos esquecer que essas mudanças também afetam, economicamente, os pipeiros”, lembrou.

Compartilhe
Deixe seu comentário