Wagner apresenta voto de pesar pelo falecimento de Ernesto Cardenal
Foto: Alessandro Dantas.
O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou, nesta terça-feira (03), voto de pesar pelo falecimento de Ernesto Cardenal, símbolo da Revolução Sandinista. Aos 95 anos, o poeta e sacerdote nicaraguense foi vítima, no último domingo (1º) de uma parada cardíaca.
“Ernesto Cardenal era um dos mais destacados poetas e teólogos da América Latina. Expoente da Teologia da Libertação, foi o protagonista da Revolução Sandinista e se tornou o principal influenciador da juventude dos anos 60. Prestou grande contribuição às causas sociais e viveu profundamente os ensinamentos cristãos de amor aos pobres e combate às injustiças”, destacou o senador.
Em seu voto, Wagner lembrou, ainda, que o Papa Francisco o reabilitou, recentemente, ao exercício do sacerdócio, reconhecendo a sua vocação e dedicação aos ensinamentos de Cristo. A ação anulou uma proibição anterior aplicada por João Paulo II, que já durava mais de 30 anos, em face da sua intensa e extensa obra literária e militante, que lhe valeu vários prêmios, dentre eles o Iberoamericano de Poesia Pablo Neruda e o Rainha Sofia de Poesia.
“Sua vasta produção literária foi traduzida para mais de 20 idiomas, sempre com a mesma utopia de um mundo justo e fraterno. A América Latina, em particular, se despede dessa grande figura humana, de fé e amor ao próximo”, lamentou.