Wagner afirma que o assunto dos vetos está sendo tratado de forma errada pelo governo
Foto: Alessandro Dantas
Em entrevista à TV Senado , Jaques Wagner (PT-BA) que está participando , no Congresso Nacional, das votações dos vetos presidenciais à Lei de Diretrizes Orçamentária , disse que o assunto está sendo tratado de forma errada pelo governo.
“É direito do presidente, no sistema presidencialista fazer os vetos . Mas para ele a polêmica ocorreu porque o veto está sendo abordado de forma errada”.
Segundo Wagner, “o veto não é o orçamento impositivo como um todo. É parte do volume que trata da emenda do relator. “
Para o senador, “é direito do presidente da República disputar o Orçamento. É pelo Orçamento que se pode fazer as coisas. É normal ele vetar”.
Mas o governo acabou transformando a questão em confusão. “O veto se tornou polêmico porque foi fruto de acordo entre o governo e sua própria bancada. E Segundo lugar, pelas expressões que o general Heleno usou e que depois o PR reverberou.
Algo que poderia ser absolutamente normal não foi”, comentou.
“Não será o primeiro nem o último. Vários vetos já foram apostos quando eu era governo. Tem que tratar de construir a maioria . Não precisava toda essa confusão . Foi a forma pouco republicana com que o assunto foi tratado pela presidência da república”, acrescentou.
Para Wagner, se o governo tivesse mantido o leito natural da negociação pela base não haveria confusão.