Senador Jaques Wagner

 
Blog
30 de maio de 2025 as 12:26 pm

“Temos que escolher um caminho, e o nosso é diminuir as desigualdades do Brasil”, diz Wagner na Salvador FM


Foto: Fernanda Souza

Em entrevista na manhã desta sexta (30), na rádio Salvador FM, o senador Jaques Wagner (PT-BA) traçou um panorama dos principais desafios que tem enfrentado como Líder do Governo nas articulações para aprovar pautas defendidas pelo governo do presidente Lula. “Temos que escolher um caminho, e o nosso caminho é diminuir as desigualdades sociais do Brasil, ofertar dignidade e cidadania para as pessoas mais simples. Esse é o foco do governo do presidente Lula”, explicou.

Ao comentar sobre o embate entre o Executivo e o Congresso em torno do decreto para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o líder do governo pontuou que “o setor financeiro é o que mais ganha no mundo inteiro”. Wagner disse que o governo Lula segue trabalhando com foco na “justiça social e tributária”, mas precisa garantir o equilíbrio das contas públicas.

Wagner também destacou que está em trâmite o projeto que vai isentar o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, mas que “a compensação é necessária. Isso se chama justiça tributária. Quem ganha mais, precisa pagar mais”.

Sobre a CPI das Bets, Wagner ponderou que “muita gente propõe uma CPI muito mais para criar um fato político, não para investigar. A CPI das Bets, na minha opinião, virou um fato político. Agora, esse fenômeno das bets criou um vício e se tornou um problema grave, pois vai iludindo as pessoas. Virou uma bagunça”.

O parlamentar lembrou que o Senado Federal acabou de aprovar um Projeto de Lei para regulamentar a propaganda sobre elas. “Não proíbe, mas limita. Na minha opinião, a luta pela regulamentação mais dura das bets precisa acontecer porque isso está acabando com as famílias”, opinou Wagner.

Perguntado por um ouvinte da rádio sobre a situação dos motoristas de aplicativo no Brasil, Wagner disse considerar “um absurdo terem que dividir até metade do que recebem” com a empresa. “Sou autor de um projeto, que tramita no Senado, para limitar em 10% o ganho das plataformas sobre o total da corrida. É o trabalhador que merece mais ficar com o dinheiro, porque ele que tem o carro, arrisca a vida, paga o combustível, se pegar um buraco ou ficar doente, é com ele, não tem garantia nenhuma”, defendeu o senador.

O senador também aproveitou para destacar o prestígio internacional do presidente Lula e disse que as missões internacionais têm sido muito importantes, pois trazem “mais investimentos para o Brasil e abre novos mercados para os produtos brasileiros. Gostem ou não, com o governo Lula o Brasil voltou a ser a 9ª economia do planeta, voltou a ser respeitado no mundo inteiro, o emprego está bombando. Nossa luta é para otimizar a despesa pública e fazer a população prosperar”, garantiu o parlamentar.

Eleições 2026 na Bahia
Sobre as discussões e acordos em torno da composição chapa majoritária do grupo para as eleições do próximo ano, Wagner reforçou que “tem muita água para rolar até 2026! Jerônimo está carimbado que vai para a reeleição. Dito isso, nós temos três candidatos para duas vagas no Senado. Vamos deixar para definir isso no final do ano. Não existe chance de o grupo rachar. Temos um bom problema, que é ter três bons candidatos para duas vagas. Mas vamos ter maturidade para resolver e continuar essa caminhada que tem feito muito bem para a Bahia”, finalizou.

Compartilhe
Deixe seu comentário