Senador cobra explicações do governo sobre invasão da Embaixada da Venezuela em Brasília
Foto: Antonio Neto
O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou requerimento, nesta terça-feira (19), solicitando que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, envie para o Senado informações acerca da eventual participação do governo brasileiro na invasão da Embaixada da Venezuela em Brasília e no golpe de Estado ocorrido, recentemente, na Bolívia.
No documento, o petista requer cópias de todos os telegramas, e-mails e outras formas de comunicação oficial entre a missão diplomática do Brasil, em La Paz, e o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, entre 1º de maio e 19 de novembro deste ano. O órgão deverá enviar, também, todas as comunicações destinadas a Juan Guaidó e Maria Teresa Belandria, entre 1º de agosto e 18 de novembro deste ano.
“As informações que foram veiculadas por testemunhas que estavam dentro da embaixada demonstram que o Itamaraty enviou para lá representante oficial, que passou a defender o ponto de vista e os interesses dos invasores da missão diplomática. Embora o atual governo brasileiro possa argumentar que reconhece o autoproclamado presidente Juan Guaidó, a eventual mudança da titularidade da missão diplomática jamais poderia ser feita via invasão violenta, na calada da noite”, destaca.
Sobre o golpe na Bolívia, Wagner afirma que “há fatos que indicam que autoridades brasileiras tiveram algum grau de ingerência nos assuntos internos do País, o que colidiria com os princípios constitucionais que regem nossa política externa”, completa.
Diante de todo o exposto, o senador explica que é imprescindível que o Ministério das Relações Exteriores disponibilize as informações solicitadas a respeito dessas situações que preocupa a todas as forças democráticas da América Latina.