Senador Jaques Wagner

 
Blog
2 de outubro de 2019 as 7:44 pm

Senado concluiu a votação em primeiro turno da reforma da Previdência

No encerramento hoje (02) da votação em primeiro turno da reforma da Previdência no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA) destacou a união de forças que conseguiu manter as regras atuais do abono salarial. Com a medida, serão preservados os ganhos dos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos (atualmente R$ 1.996,00) e mantido o abono social do PIS-Pasep, de um salário mínimo anual.

“Seria um absurdo prejudicar esses trabalhadores”, destacou Wagner.

O senador não tem expectativas de mudanças para o segundo turno de votação a ser realizado em outubro. “Isso porque, pelo regimento, só serão permitidas emendas de redação”, explicou Wagner.

Para ele, a expectativa agora é a de que o governo cumpra a promessa que fez aos senadores de garantir que o pacto federativo realize a divisão dos recursos do pré-sal com estados e municípios produtores, através da cessão onerosa, e o pagamento das dívidas da Lei Kandir, que somam R$ 4 bilhões, além da desindexação de receitas.

Na votação de hoje, o Senado rejeitou por 54 votos a 18 um destaque do PDT para retirar da reforma o aumento da idade mínima para mulheres na transição das mudanças. Outro destaque derrubado, por 57 a 16 votos, foi apresentado pelo PT sobre a pensão por morte.

Compartilhe
Deixe seu comentário