Wagner Senador

 
Blog
9 de setembro de 2020 as 1:51 pm

Projeto de Wagner garante a oferta de alimentos saudáveis nas escolas


O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou, nesta terça-feira (08), projeto de lei que cria normas de comercialização e promoção de alimentos, preparações e bebidas disponibilizados nas cantinas das escolas de educação básica, das redes pública e privada. A proposta proíbe, entre outros pontos, os produtos ultraprocessados e os uso de fritura e gordura trans nas unidades. E determina que deverão ser oferecidas, no mínimo, três opções de lanches saudáveis.

“Entendo que a construção de uma sociedade mais justa e saudável é um desafio coletivo que, para ser alcançado, precisa contar com o comprometimento e a participação de todos. Nesse contexto, cabe à cantina o papel de estimular uma alimentação saudável, com a oferta de alimentos mais nutritivos. Assim, além de valorizar a cultura alimentar local, teremos reflexos positivos na saúde da população”, explica Wagner.

Em sua justificativa, o senador ressalta que no Brasil o excesso de peso vem sendo registrado a partir dos cinco anos, fase em que se inicia a idade escolar de milhões de brasileiros. “Há um consenso de que a obesidade é condicionada por fatores biológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais. Entretanto, a sua ocorrência vem sendo predominantemente atribuída a um ambiente que promove ingestão excessiva de alimentos processados e o desestímulo à atividade física. Precisamos adotar medidas desde cedo para evitar graves consequências”, completa o senador, lembrando que a apresentação da matéria acontece na semana do aniversário de Josué de Castro, patrono da segurança alimentar e nutricional no Brasil.

Compartilhe
Deixe seu comentário