PIB do Brasil sobe 1,4% no 2º trimestre; alta em relação ao mesmo período de 2023 é de 3,3%
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O Brasil segue em ritmo acelerado e apresentando resultados excelentes: o Produto Interno Bruto (PIB) teve alta de 1,4% no segundo trimestre deste ano, quando comparado aos três meses imediatamente anteriores. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (3/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi bem acima do projetado pelo mercado: a estimativa do consenso LSEG de analistas previa alta de 0,9% para o período.
O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) comemorou a alta expressiva. Para ele, o PIB crescendo significa atividade econômica aquecida e isso é bom para todo mundo. “Dessa vez, o resultado foi puxado pela indústria, indicando mais produção, mais emprego e mais renda. Outro destaque importante foi o aumento do consumo da população, mostrando que a melhora econômica está chegando onde mais precisa: na casa das famílias brasileiras. Isso quer dizer que estamos crescendo com distribuição de renda, objetivo principal do presidente Lula. Vamos em frente!”, celebra o senador.
Em 2023, o país já havia registrado resultados excepcionais e fechado o ano com alta de 2,9%. E os dados deste ano mostram como a economia segue para mais um ano extremamente positivo. Para se ter uma ideia, em relação ao segundo trimestre do ano passado, a alta do PIB em abril e junho de 2024 foi de 3,3%.
Em todos os trimestres do governo Lula, a economia registrou crescimento. Nos primeiros três meses deste ano, a alta foi de 1%. Neste segundo trimestre, os principais destaques vieram do crescimento da indústria (1,8%) e do setor de serviços (1%). O que também cresceu foi o consumo das famílias e o consumo do governo, ambos em 1,3%, enquanto os investimentos tiveram alta de superlativos 2,1% entre os meses de abril e junho.
*Matéria de Carlos Mota publicada originalmente no site do PT no Senado.