Senador Jaques Wagner

 
Blog
4 de julho de 2019 as 1:12 pm

“O estado brasileiro vive hoje uma fake democracia”, afirma Jaques Wagner em audiência sobre as fake news

Durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado, para debater a influência das fake news na sociedade, o senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou estar preocupado com o avanço da tecnologia dos celulares e da comunicação virtual. Para ele, por conta dessa evolução, o estado brasileiro vive, hoje, uma “fake democracia”.

“Não sei se melhor ou pior que a ditadura assumida, mas vivemos uma mentira com cara de democracia. Temos uma presidenta cassada sem culpa, um presidente preso sem culpa formada e um presidente eleito na base do fake, tipo o kit gay, que não existiu, mas fizeram parecer que sim”, ressaltou, durante o encontro realizado nesta quinta-feira (04).

Há anos na vida pública, ele lembrou que não se faz mais política com palanque e oratória. Atualmente, o que se usa são mensagens com cerca de 50 palavras repetidas e enviadas milhares de vezes. “A indústria dos jogos iniciou esse processo de como capturar a mente humana e faturar mais. Depois, isso migrou para as redes sociais. E, na última eleição, vivenciamos mentiras sendo propagadas pelos celulares, que doutrinaram as pessoas”, disse.

Ele afirmou não saber para onde o Brasil está caminhando e parabenizou o senador Paulo Paim (PT-RS) pela iniciativa de realizar o debate. “Aqui, a pessoa pode ser de direita ou de esquerda, mas para propagar as suas ideias precisa ter transparência e qualidade de informação, seja ela qual for. O que vale é o bom combate que estamos fazendo com aqueles que querem fazer imprensa de verdade”, concluiu.

Compartilhe
Deixe seu comentário