Na COP25, Wagner destaca políticas sustentáveis implementadas na Bahia e defende desenvolvimento econômico, social e ambiental
Foto: Euroclima+/Divulgação
Como parte da programação da COP25, em Madri, o senador Jaques Wagner (PT-BA) participou, nesta quarta-feira (11), do painel “Grande impulso energético: acelerando os investimentos em inovação energética sustentável no Brasil”. Na ocasião, ele destacou as políticas sustentáveis adotadas pelo governo da Bahia e apresentou o trabalho realizado pelo Senado Federal, na qualidade de vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente.
Wagner lembrou que durante seus mandatos como governador da Bahia, impulsionou investimentos para geração de energias solar e eólica. “Verticalizamos toda a indústria eólica e temos, hoje, o maior parque de energia solar do país, em Bom Jesus da Lapa”, destacou.
Ao citar as outras contribuições para o setor, Wagner afirma que tem orgulho de ter contribuído para a construção de 42 quilômetros de metrô, que atendem cerca de 400 mil moradores de Salvador e Região Metropolitana. Além disso, investiu em políticas públicas, levando para o semiárido baiano mais cisternas e estruturas hídricas. “Essas iniciativas contribuem muito para a preservação do meio ambiente”, comemorou.
Como senador, ele afirmou que está abraçando o conceito do Grande Impulso para a Sustentabilidade e trabalhando para despertar nas pessoas a consciência de que o país não terá futuro senão trabalhar com o tripé das sustentabilidades econômica, social e ambiental. “As novas tecnologias nos permitem produções de uma forma mais moderna e mais ambientalmente correta, mas elas muitas vezes colidem com a questão social. Um exemplo dado aqui foi a questão dos drones que estão fazendo entregas de produto. Do ponto de vista ambiental é ótimo, mas se analisarmos do ponto de vista social veremos que vai tirar o emprego de muita gente que vive de fazer pequenas entregas”, defendeu.