Senador Jaques Wagner

 
Blog
26 de setembro de 2019 as 11:31 am

Jaques Wagner homenageia jovem baiana que receberá o prêmio Jovens Campeões da Terra, na ONU

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou, nesta quinta-feira (26), voto de aplauso à jovem baiana, Anna Luisa Beserra, que receberá o prêmio Jovens Campeões da Terra, principal premiação ambiental concedida pela Assembleia Geral da ONU. Nascida em Salvador, ela é a primeira brasileira a receber o reconhecimento, que se deu devido à criação do projeto Aqualuz, capaz de limpar até 10 litros de água em 4 horas.

“De acordo com a ONU, hoje, no planeta, mais de 1,8 bilhão de pessoas bebem água imprópria ao consumo humano. No Brasil, dados do Instituto Trata Brasil revelam que esse número chega aos 35 milhões. Então, esse projeto será capaz de democratizar o acesso à água, além de ajudar a reduzir a mortalidade precoce em decorrência de doenças contraídas pelo consumo de água contaminada”, comemorou Wagner.

O Aqualuz faz o tratamento da água utilizando a radiação ultravioleta, e sem o uso de produtos químicos ou de filtros descartáveis. Ainda em fase de testes, mas já confirmando a sua utilidade, o invento foi acoplado a cisternas no semiárido do Nordeste, garantindo o acesso a água limpa para 265 pessoas. A ideia é que até o final do ano esse número aumente para mil.

“O reconhecimento de Anna Luiza vem para mostrar que nem tudo o que está acontecendo nesta edição da Assembleia Geral da ONU, envolvendo o Brasil, significa vergonha e tristeza. Vale lembrar, ainda, que a invenção premiada só foi possível devido à bolsa oferecida pelo CNPq, em 2013, no governo Dilma, para a jovem cientista”, destacou.

Graduada em biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com especialização em Lideranças de Novos Empreendimentos pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), a jovem superou mais de 1000 cientistas inscritos para este prêmio da ONU.

Compartilhe
Deixe seu comentário