Jaques Wagner: “A oposição vai continuar fazendo seu papel e isso é normal. O que não é normal é a baderna”

Em entrevista nesta sexta-feira (8) para a rádio Serra Dourada FM, de Ipirá (BA), o senador Jaques Wagner (PT-BA) defendeu a volta à normalidade dos trabalhos no Poder Legislativo após uma semana marcada por protestos e pela ocupação das Mesas Diretoras das duas Casas pela oposição. “Acredito que o mais importante agora é voltarmos à normalidade dos trabalhos, pois há muita matéria importante para ser votada”, disse Wagner.
Para o Líder do Governo no Senado, “a oposição vai continuar fazendo seu papel no Congresso e isso é normal. O que não é normal é a baderna, a mesma engenharia dos ataques do 8 de janeiro”. Wagner ponderou ainda que a decisão do Supremo sobre o ex-presidente “é a decisão de um poder autônomo” e deve ser respeitada.
O senador classificou como uma “traição à Pátria” a postura do filho do ex-presidente de fugir para os Estados Unidos e sacramentou: “Não somos quintal de ninguém! A nossa bandeira é verde e amarela e deve ser respeitada”.
Justiça Social e Tributária
Durante a conversa com a emissora do interior baiano, Wagner falou do orgulho de ter sido relator do projeto aprovado no Senado que isentou do Imposto de Renda quem ganha até dois salários mínimos. E falou que o esforço do governo Lula de alcançar a justiça tributária não vai parar por aí. “O projeto que isenta quem ganha até R$ 5 mil é um compromisso do presidente Lula, está com relatório pronto e deve ser votado em breve na Câmara. É mais dinheiro no bolso das famílias brasileiras e mais oportunidade para as pessoas prosperarem”, disse o senador.
Enfrentamento ao tarifaço dos EUA
Wagner classificou como um “absurdo completo” as tarifas impostas pelos EUA aos produtos nacionais, lembrando que o Brasil é deficitário na relação comercial com os norte-americanos. “Nós compramos U$ 7 bilhões a mais do que vendemos todos os anos. Essa sobretaxa não encontra qualquer explicação razoável dentro da economia, o que nos faz concluir que é uma retaliação”, opinou. O senador disse ainda que o governo segue trabalhando “para ajudar empresários que tiveram seus negócios prejudicados a abrir novas fronteiras comerciais”.
Gestão Jerônimo e eleições 2026
Ao final da entrevista, o líder do Governo no Senado comentou sobre o desempenho do atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues: “É um homem de muita humildade, trabalha muito e é incansável. Sabemos que todo governo tem desafios, mas temos hoje uma avaliação muito positiva”. O senador encerrou dizendo que tem “muito orgulho de ter construído essa família política. Esse grupo político tem raízes fortes e estou muito confiante para 2026”.