Senador Jaques Wagner

 
Blog
30 de outubro de 2024 as 5:10 pm

Governo Lula promove revolução verde com novos investimentos


Exposição de veículos elétricos e híbridos da Anfavea (2023)

O investimento da ordem de R$ 1,6 trilhão anunciado pelo governo federal nesta quarta-feira (30/10) para cidades sustentáveis e mobilidade verde foi considerado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) um grande passo para um futuro promissor e ambientalmente responsável do Brasil.

“Rumo ao futuro cada vez melhor! O projeto promete transformar nossas cidades até 2029, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o parlamentar. O valor será aplicado dentro da nova fase do programa Nova Indústria Brasil, a Missão 3, com previsão de boa parte dos recursos oriundos de empresas.

“É inspirador ver a união entre o governo, empresários e instituições financeiras em prol de mobilidade urbana, infraestrutura e saneamento. Com 75% desse investimento vindo da iniciativa privada, estamos testemunhando uma verdadeira revolução”, ressaltou Wagner.

Entre as iniciativas destacadas por ele estão o estímulo para a eletrificação de veículos com baterias nacionais, com previsão de alcançar 33% até 2033, e a construção de 6,9 milhões de casas, muitas delas com energia solar.

“Essas iniciativas não só geram empregos, mas também promovem um Brasil mais sustentável. Vamos juntos apoiar essas ações que moldam um futuro melhor”, afirmou.

O senador lembra que o incentivo à produção de baterias dialoga com o projeto de lei que trata de economia circular, do qual foi relator no Senado, já enviado para análise da Câmara.

“Como relator, pude compreender a importância da adoção do conceito de produção circular no lugar da linear. O que é rejeito para uma indústria se transforma em insumo para outra, reduzindo o desperdício ao mínimo. E o melhor exemplo são as baterias de lítio, que podem ser adaptadas para uma série de utilidades até serem reprocessadas para que o mesmo lítio sirva de insumo novamente para baterias novas”, salientou.

Compartilhe
Deixe seu comentário