Atlas do Hidrogênio Verde é lançado pelo Governo da Bahia durante a COP28

O senador Jaques Wagner (PT-BA) participou do painel que lançou o Atlas sobre a produção de Hidrogênio Verde na Bahia, durante a COP 28, nos Emirados Árabes Unidos. O Atlas é uma iniciativa inédita do Governo da Bahia, em parceria com o SENAI CIMATEC, que traça estratégias para o desenvolvimento desse combustível do futuro.
O debate contou com a presença de autoridades políticas, investidores e especialistas em transição energética. No período em que governou a Bahia, Wagner foi o pioneiro do estado no lançamento de dados sobre energias renováveis e aproveitou a ocasião para afirmar que acredita que o país vai liderar essa cadeia produtiva.
“Começou um tempo em que a gente atrai investimentos, porque a gente não coloca o chapéu onde não alcança. Em geral, a gente oferece aquilo que é possível entregar e eu acho que isso foi criando uma credibilidade desses novos tempos na Bahia que é fundamental”, explicou o líder do governo no Senado Federal.
Presente no evento, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse que os dados vão ajudar nas ações para concretizar a produção no futuro de 66 milhões de toneladas do combustível no estado. Jerônimo informou que o processo vai utilizar apenas 2% de água de reuso, causando o menor impacto ambiental possível. Durante a COP28, a maior fabricante brasileira de fertilizantes nitrogenados ainda recebeu um prêmio concedido pela ONU pelo projeto de construção de uma fábrica de hidrogênio verde e amônia verde em Camaçari, na Bahia.
Fonte: Agência Senado.