Senador Jaques Wagner

 
Blog
14 de abril de 2021 as 10:28 am

Em evento internacional, Wagner reforça críticas ao governo federal e destaca experiências sustentáveis na Bahia e no Nordeste


Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Ao participar do Brazil Conference at Harvard & MIT, evento anual organizado pela comunidade brasileira de estudantes nos EUA, o senador Jaques Wagner (PT-BA) falou sobre relação entre o Poder Legislativo e a proteção do Meio Ambiente no Brasil, mas também aproveitou a ocasião para destacar experiências sustentáveis bem sucedidas na Bahia e no Nordeste.

Durante a sua fala, Wagner não poupou críticas ao governo brasileiro: “a visão de quem está dirigindo o país hoje é totalmente negacionista e não reconhece a importância das questões ambientais. Enquanto os EUA falam do Green New Deal, a China fala da Civilização Ecológica, o governo brasileiro está desmontando suas estruturas de fiscalização e praticamente acabando com o Ministério do Meio Ambiente”, afirmou.

Para Wagner, o Brasil atravessa hoje não apenas um grande drama sanitário, “mas também um drama fiscal, social e econômico”. O senador usou o exemplo da Bahia para mostrar que é perfeitamente possível equilibrar responsabilidade fiscal com o compromisso em salvar vidas e garantir a sobrevivência das famílias durante a pandemia.

“Fui governador por oito anos e estamos agora com mais um governador do PT, no seu 7º ano de governo, e tenho orgulho em dizer que nosso estado mantém hoje o foco total no enfrentamento à pandemia, mas sem deixar de lado o equilíbrio de suas finanças e tendo a 2ª maior taxa de investimentos do Brasil, atrás apenas de São Paulo”, ressaltou Wagner.

Ao exaltar a capacidade criativa e tecnológica que o Brasil possui, o senador lembrou de experiências vividas no período em que governou a Bahia. “Sempre escutava dos executivos de gigantes multinacionais como a americana Ford e a alemã BASF de que a maior produtividade deles estava nas unidades localizadas aqui na Bahia”, destacou. Wagner acrescentou que mesmo após o anúncio do encerramento das atividades no país, a Ford decidiu manter cerca de mil engenheiros e desenhistas de projeto da sua planta de Camaçari.

Do mesmo modo, Wagner relatou experiências bem sucedidas no estado com a formação de consórcios para levar desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida no interior da Bahia. “Assim como fizemos nas áreas de saúde e infraestrutura, podemos usar a experiência de consórcios com investimentos do governo estadual, para construção de aterros sanitários que podem ser administrados conjuntamente por municípios pequenos de uma região que não teriam condições de viabilizar uma obra deste porte individualmente”.

O senador também enfatizou o potencial da região Nordeste na produção de matrizes energéticas renováveis. “Temos experiências muito positivas aqui na Bahia, no Rio Grande do Norte, no Ceará e em outros estados nordestinos com recordes na produção de energia eólica e solar. São investimentos que não só colaboram com a preservação ambiental, mas que resgatam a cidadania do nosso povo, gerando emprego, renda e transformado a vida das pessoas em regiões como o semiárido baiano”, afirmou Wagner.

Wagner aproveitou o evento para anunciar ainda que o Governo da Bahia está trabalhando na construção de um Plano Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. “Nesta quarta-feira, o governo estadual está assinando com uma ONG Alemã um contrato para monitorar e fiscalizar o volume de emissão de gases de Efeito Estufa (GEEs) para, a partir disto, traçar um plano que tenha como objetivo reduzir essas emissões em nosso estado”, revelou o senador.

Compartilhe
Deixe seu comentário