CRE aprova voto de pesar pelo falecimento do embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto
A Comissão de Relações Exteriores aprovou hoje (9) voto de pesar pelo trágico falecimento do embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto e sua esposa, Embaixatriz Vera Lúcia de Andrade Pinto, em acidente automobilístico ocorrido hoje, no sul da Itália.
O requerimento de autoria do senador Jaques Wagner (PT-BA) destaca a intensa atuação do embaixador baiano na vida pública. “O embaixador Paulo Cordeiro teve atuação crucial por ocasião da primeira eleição presidencial, em 2006, no início da presença das tropas brasileiras na Minustah, a missão de paz da ONU, no Haiti. Sua atuação foi importante para consolidar a presença e a importância da missão”, destacou o senador.
O embaixador Paulo Cordeiro nasceu em Salvador, em outubro de 1953. Ingressou no serviço exterior brasileiro em 1978 e ocupou postos em várias missões diplomáticas relevantes. No Brasil, foi subsecretário-geral de Política 3, que trata do departamento que cuida da África, Oriente Médio e da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).