Wagner Senador

 
Blog
21 de setembro de 2020 as 10:51 pm

Com relatório de Wagner, CRE aprova nome de novo embaixador do Brasil em Israel


Por 15 votos favoráveis, a Comissão de Relações Exteriores aprovou nesta segunda (21) a indicação do general Gerson Menandro Garcia de Freitas para exercer o cargo de Embaixador do Brasil no Estado de Israel. A indicação segue agora para votação do plenário do Senado.

Relator da indicação, o senador Jaques Wagner (PT-BA) destacou o qualificado currículo do general, com graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, em 1975, além de assessor brasileiro na Academia Militar de West Point, EUA, entre 1994 e 1996.

O senador relatou que, atualmente, o general exerce o cargo de Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da APEX-Brasil. E aproveitou para fazer um histórico das relações entre Brasil e Israel, que foram estabelecidas em 1949 e, desde então, têm sido marcadas pela cordialidade e amizade e construção de uma agenda bilateral positiva.

De origem judaica, Wagner frisou a importância da significativa comunidade judaica no Brasil – cerca de 110 mil pessoas, segundo o último censo do IBGE -, décima maior do mundo, o que também contribui para que Brasil e Israel tenham um relacionamento privilegiado.

O senador frisou que, na última década, Israel esteve entre os seis principais parceiros comerciais brasileiros no Oriente Médio.

Wagner contou ainda que, em 2015, quando foi ministro da Defesa da ex-presidenta Dilma Rousseff, o futuro embaixador era o responsável pelos estudos estratégicos da pasta. “Posso dar depoimento da lealdade no trato, da preparação acadêmica e do compromisso profissional com nosso país, e com os interesses da nação por onde cumpriu seus cargos”, afirmou.

Compartilhe
Deixe seu comentário