Por sugestão de Wagner, Senado vai ouvir ex-diretor do INPE sobre desmatamento da Amazônia
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) requerimento do senador Jaques Wagner (PT-BA) para realização audiência pública sobre os dados providos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) . Entre os convidados, está Ricardo Galvão, ex-diretor do órgão, que foi exonerado após divulgação do levantamento sobre desmatamento na Amazônia.
“O Inpe, que atua há 60 anos e possui amplo reconhecimento no País e no exterior, tem sido alvo de críticas sem fundamento. Assim, é de extrema importância o debate sobre esses dados não só para discutir as ações de fiscalização do Ministério do Meio Ambiente, mas, também, avaliar os riscos e consequências de perda de autonomia científica na produção de estudos de sensoriamento remoto perante a comunidade internacional”, explicou Jaques Wagner.
Segundo o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), a área desmatada na Amazônia nos primeiros sete meses deste ano foi da ordem de 4,5 mil quilômetros quadrados, 60% maior do que no mesmo período de 2018. A maior parte desse aumento, como ressaltado no requerimento, ocorreu nos meses de junho e julho, quando as condições climáticas se tornam mais favoráveis ao desmatamento e há menos nuvens no céu para bloquear a visão do satélite.