CI debate fim do direito de preferência da Petrobras nos leilões do pré-sal
O senador Jaques Wagner (PT-BA) presidiu, nesta terça-feira (19), audiência pública da Comissão de Infraestrutura (CI) para debater o projeto que estabelece o fim do direito de preferência da Petrobras nos leilões do pré-sal. Após ouvir os participantes, entre eles representantes do governo e dos petroleiros, que se dividiram entre a escolha do regime de concessão e o regime de partilha da produção, ele questionou qual modelo é utilizado pelos exportadores líquidos como a Petrobras.
“Como o Brasil é um país exportador, a melhor forma é a gente mirar em outros que têm a mesma situação. Ouvi todas as explicações e ficou claro que a ampla maioria dos países que são exportadores líquidos, independente do regime político, tem absoluto controle estatal, ou seja, utiliza o regime de partilha para garantir o seu patrimônio”, destacou.
Ao se dirigir aos representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Wagner elogiou a presença do grupo no debate e afirmou que é preciso mobilizar as ruas e mais senadores contra esse projeto que atinge a Petrobras. “É bom lembrar a todos que não foi a iniciativa privada que descobriu o pré-sal. Foi uma empresa estatal, como a Petrobras. Foi com a inteligência de técnicos e engenheiros e com os investimentos feitos pelo povo brasileiro, que é o acionista majoritário da empresa, que chegamos a esse tesouro que é o pré-sal brasileiro”, concluiu.