Senador Jaques Wagner

 
Blog
22 de abril de 2020 as 4:28 pm

Wagner solicita que governo federal explique medidas em relação às ações adotadas pela ONU

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou no Senado, nesta quarta-feira (22), requerimento solicitando que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, explique as medidas tomadas pelo governo federal em relação às ações e diretrizes adotadas pela Organização das Nações Unidas e sua subsidiária, a Organização Mundial da Saúde, em relação ao Covid-19. Em suas redes sociais, o chanceler explicou o motivo pelo qual o Brasil não aderiu a resolução dos órgãos e classificou como “plano comunista” a sugestão para uma ação global visando acelerar rapidamente o desenvolvimento, a produção e o acesso à remédios, vacinas e equipamentos médicos frente ao novo coronavírus.

A solicitação apresentada por Wagner questiona quais critérios técnicos e científicos foram levados em consideração pelo MRE para adotar tal postura, qual o real posicionamento do órgão em relação à pandemia e se houve pedido dos Estados Unidos para não apoiar a Assembleia Geral da ONU.

“A única saída viável para a pandemia do Covid-19 é uma solução global, que contemple as necessidades de todos e não deixe nenhum país para trás. Assim, a medida da ONU é essencial para todo o mundo, notadamente para os países mais pobres e carentes de recursos. A posição adotada pelo governo é um desserviço à sociedade”, ressalta o senador, lembrando que, no Brasil, já são inúmeras as consequências negativas por conta do coronavírus.

A resolução da ONU foi endossada por 179 países. O Brasil, ao lado dos Estados Unidos, do Irã e da Rússia, está entre os Estados-membros que não apoiaram.

Compartilhe
Deixe seu comentário