Em resposta à pedido de Wagner, Cade diz que investiga preços abusivos de álcool em gel e máscaras
Foto: Ricardo Giusti/CdP
Atendendo a requerimento de informações do senador Jaques Wagner (PT-BA), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) comunicou ao Senado que investiga o abuso de preços em itens essenciais para enfrentamento do coronavírus, como álcool em gel e máscaras.
A solicitação de Wagner surgiu após a imprensa noticiar que em algumas regiões do Brasil, o aumento do valor das máscaras chegou a 316% e o do de álcool em gel, a 194%. “Os Procons de todo o País relataram o aumento dos preços praticados pelos fornecedores desses produtos. É evidente que essas empresas não podem obter lucro extorsivo, valendo-se do temor da sociedade diante da pandemia que assola o mundo”, ressaltou.
No ofício enviado ao Senado, o CADE destaca que solicitou às empresas o envio de notas fiscais referentes às últimas comercializações. Tal prestação de contas englobará o período de venda de novembro de 2019 a julho de 2020. “O objetivo é verificar eventuais aumentos abruptos de preço e margem de lucro que possam vir a caracterizar ilícitos concorrenciais”, justifica o órgão.