Wagner se manifesta contra a transferência de Lula
O senador Jaques Wagner (PT-BA) destacou nesta quarta-feira (7), em Plenário, o apoio deputados e senadores de diferentes partidos contra a transferência do ex-presidente Lula da carceragem de Curitiba para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, conforme decisão proferida pela juíza de execução penal da 13ª Vara, em Curitiba, Carolina Lebbos. A fala ocorreu após grupo de parlamentares se reuniram no Supremo Tribunal Federal (STF), com o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, para tratar o assunto.
Segundo Wagner, o pedido da reunião partiu do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e praticamente suspendeu o debate sobre a reforma da Previdência para que todos os interessados pudessem participar e se manifestar contra a determinação da juíza paranaense.
“Para reforçar a indignação, quero insistir que me impressionou muito a variedade de partidos políticos e de lideranças, o que foi registrado pelo presidente da Corte, o ministro Dias Toffoli, que disse nunca ter recebido um grupo de parlamentares tão heterogêneo do ponto de vista de seu ideário, todos alinhados na questão da defesa do Estado democrático de direito, na questão das garantias, das liberdades e do direito humano de cada um”, disse.
O senador destacou, ainda, que estranhou os “requintes de crueldade e a tentativa de humilhação” da juíza já que o processo “estava adormecido nas gavetas há mais de um ano”.