Senador Jaques Wagner

 
Blog
25 de outubro de 2019 as 11:17 am

Senado realiza seminário para debater a sustentabilidade


Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Subcomissão Temporária Grande Impulso para a Sustentabilidade realizará, em 5 de novembro, no auditório Petrônio Portella do Senado Federal, o Seminário Grande Impulso para a Sustentabilidade no Brasil. O evento, requerido pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), tem como objetivo promover amplo debate com representantes sindicais, empresariais e da sociedade civil, cientistas, juristas, ambientalistas, intelectuais e ativistas para subsidiar propostas legislativas que façam o país caminhar para esse novo arranjo verde para o desenvolvimento sustentável, também conhecido como Big Push Ambiental.

Entre os convidados estão grandes nomes como Niky Fabiancic, coordenador-residente da ONU no Brasil; Alicia Bárcena, secretária executiva da CEPAL; Roberto Kreimerman, ex-ministro de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai; Denise Hills, diretora global de Sustentabilidade da Natura; Solange Ribeiro, diretora presidente adjunta da Neoenergia; e Luiz de Mello, diretor do Departamento Econômico da OCDE. Eles debaterão temas como O mundo no século XXI: a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Reformas Estruturais para o Crescimento Verde e Sustentabilidade como Modelo de Negócios.

“Este é o primeiro evento da subcomissão. É muito importante um diálogo com a sociedade civil para que o Brasil entre nessa discussão que tem tomado conta de muitas praças espalhadas pelo mundo. Veremos como esse grande impulso ambiental pode alavancar investimentos nacionais e estrangeiros para produzir um ciclo virtuoso de crescimento econômico, gerador de emprego e renda, redutor de desigualdades e brechas estruturais e promotor de sustentabilidade”, destaca Jaques Wagner.

Para participar do seminário, é preciso se inscrever por meio do link https://www.interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/seminario-grande-impulso-para-a-sustentabilidade. Todos os presentes receberão certificado de participação.

Programação:

08:30-09:00 REGISTRO

09:00-09:30 ABERTURA: O BRASIL NO SÉCULO XXI
Senador Davi Alcolumbre (Presidente do Senado Federal)
Senador Fabiano Contarato (Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Senado Federal)
Senador Jaques Wagner (Presidente da Subcomissão Grande Impulso para a Sustentabilidade)

09:30-10:00 O MUNDO NO SÉCULO XXI: A AGENDA 2030 E OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Niky Fabiancic (Coordenador-Residente da ONU no Brasil)

10:00-10:30 UM GRANDE IMPULSO PARA A SUSTENTABILIDADE: INVESTIMENTOS COORDENADOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Alicia Bárcena (Secretária Executiva, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL)

10:30-11:00 REFORMAS ESTRUTURAIS PARA O CRESCIMENTO VERDE
Luiz de Mello (Diretor do Departamento Econômico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE)

11:00-11:30 O GRANDE IMPULSO ENERGÉTICO NO URUGUAI
Roberto Kreimerman (Ex-Ministro de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai 2010-2015)

11:30-12:00 SUSTENTABILIDADE COMO MODELO DE NEGÓCIOS: O CASO DA NATURA
Denise Hills (Diretora Global de Sustentabilidade, Natura)

12:00-12:30 SUSTENTABILIDADE COMO MODELO DE NEGÓCIOS: O CASO DA NEOENERGIA
Solange Ribeiro (Diretora Presidente Adjunta, Neoenergia)

12:30-12:45 DEBATE

12:45-13:00 ENCERRAMENTO

CURRÍCULO DOS PARTICIPANTES

Niky Fabiancic – Coordenador-Residente do Sistema Nações Unidas no Brasil

É Coordenador-Residente do Sistema Nações Unidas no Brasil desde 28 de outubro de 2015. Com longa trajetória no Sistema das Nações Unidas (cerca de 30 anos), Niky Fabiancic já ocupou outros cargos, como representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Venezuela; vice-assistente-administrador e vice-diretor-regional para a região da América Latina e Caribe no PNUD de Nova York; coordenador-residente do Sistema Nações Unidas e representante-residente do PNUD na República Dominicana; representante-residente-adjunto na Venezuela e chefe de gabinete do diretor no escritório do Grupo de Desenvolvimento em Nova York. De nacionalidade argentina, Fabiancic tem mestrado em Ciência da Computação e Telecomunicação pela Universidade Politécnica do Brooklyn, em Nova York, e bacharelado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade de Mendoza, Argentina.

Alícia Bárcena – Secretária Executiva da Comissão para a América Latina e o Caribe

Bióloga e diplomata mexicana, Alícia Bárcena atua, desde 1º de julho de 2008, como Secretária Executiva da Comissão para a América Latina e o Caribe (Cepal). Anteriormente, atuou como subsecretária-geral de gestão na sede das Nações Unidas, em Nova York, e também foi chefe de gabinete do então secretário-geral Kofi Annan.

Luiz de Mello – Diretor do Departamento de Economia da OCDE

Diretor do Departamento de Estudos Políticos do Departamento de Economia da OCDE, já ocupou outros cargos na Organização, como a vice-diretoria da Diretoria de Governança Pública e a chefia de gabinete do economista-chefe. Antes de ingressar na OCDE, trabalhou como Economista Sênior no Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional e como Professor no Departamento de Economia da Universidade de Kent, no Reino Unido. Ele é PhD em Economia pela mesma universidade.

Roberto Kreimerman – Ex-ministro de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai

Kreimerman é um engenheiro químico e político uruguaio. Foi Ministro da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, de 1º de março de 2010 a 28 de fevereiro de 2015, durante o governo de do presidente José Mujica.

Denise Hills – Diretora Global de Sustentabilidade da Natura

Atual diretora de Sustentabilidade da Natura, Denise Hills tem quase 30 anos de experiência no mercado financeiro. Já atuou como Superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco e foi presidente da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Solange Ribeiro – Diretora presidente adjunta da Neoenergia

Com mais 30 anos de experiência no setor, Solange Ribeiro ingressou na companhia em 2004 e ocupa o atual cargo desde agosto de 2017. Já exerceu cargos de alta liderança em grandes empresas, como Chesf e Eletropaulo, além de ter atuado como consultora da National Economic Research Associates – NERA, em Washington. É graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, e possui mestrado na mesma área pela PUC-Rio. Foi pesquisadora visitante do Imperial College of Science, Technology and Medicine, em Londres.

Compartilhe
Deixe seu comentário