Wagner defende intensificar a luta pela preservação do meio ambiente
Ao discursar hoje (21), na reunião da Frente Parlamentar Ambientalista, o senador Jaques Wagner (PT-BA) disse que o Congresso Nacional não pode descansar e precisa intensificar a luta por avanços na política ambiental.
“O governo federal já deu mostras de que sua concepção em relação ao meio ambiente, às minorias, e aos povos tradicionais é de total desrespeito e desconhecimento”, afirmou.
Cercado por crianças de escolas públicas do DF, o senador destacou que a batalha ambiental visa obter um melhor futuro para as novas gerações.
“Os projetos que estão aqui precisam ser amplamente debatidos para evitar a destruição de áreas naturais e ações predatórias”, frisou o senador.
Coordenada pelo deputado federal Nilton Tatto (PT-SP), a Frente Ambientalista promoveu debate sobre a Lei Geral de Licenciamento Ambiental e o desafio de conciliar celeridade com boa gestão e preservação ambiental. O projeto do licenciamento ambiental, o PL 3.729/2004, de autoria do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) flexibiliza a emissão de licenças e reduz o número de atividades que necessitam de autorização gerando protestos de entidades ligadas ao meio ambiente. As entidades reclamam que o substitutivo torna o licenciamento uma exceção, em vez de regra, com graves retrocessos.
“Nós temos a convicção de que o desenvolvimento econômico e a celeridade na aprovação de projetos de licenciamento são importantes, mas não podem estimular ações predatórias contra o meio ambiente, prejudicando a qualidade de vida das novas gerações”, concluiu Wagner.