Senador Jaques Wagner

 
Blog
20 de março de 2019 as 3:39 pm

Jaques Wagner defende mobilização nas ruas para barrar retrocessos na Previdência


Durante lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, o senador Jaques Wagner (PT-BA) convocou a todos os presentes a irem às ruas contra a Reforma da Previdência. Segundo ele, a mobilização social e articulação política no Parlamento são ações complementares essenciais. “Luta e negociação são dois lados da mesma moeda da democracia”, afirmou. O evento aconteceu nesta quarta-feira (20), na Câmara dos Deputados.

Segundo o senador, esse é o momento de maior ataque contra a Previdência pública e o sistema de seguridade social brasileiro. “Nenhum governo antes foi tão petulante, tão arrogante e tão invasivo contra os direitos dos trabalhadores”, disse. “Essa batalha será vencida, basicamente, na rua. Cabe a todos nós, principalmente aos movimentos sindical e social, esquentar as ruas. Sem vocês na rua não tem negociação aqui dentro do Congresso”, conclamou o senador.

Wagner elencou quatro pontos fundamentais sugeridos pela reforma que precisam receber atenção: a tentativa de tirar a previdência da Constituição, o fim da previdência pública por meio do regime de capitalização, a redução dos vencimentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o aumento da idade para aposentadoria de trabalhadores rurais. Ele lembrou que os nove governadores do Nordeste já produziram uma carta com esses pontos, mas, para barrar a aprovação, é preciso também “esquentar as ruas”.

1ª edição

Durante o evento, o senador lembrou que a primeira edição da Frente Parlamentar foi realizada ainda na Constituinte, com a presença do então deputado federal Luiz Inácio Lula da Silva. E aproveitou o momento para puxar o coro de “Lula livre”.

Compartilhe
Deixe seu comentário